John Bonham
- Binho Ornelas
- 1 de jun. de 2022
- 2 min de leitura
John Bonham

O inglês John Henry Bonham nasceu em 31 de maio de 1948 em Redditch. Com 5 anos batucava em caixas e latas de café para imitar os seus ídolos Gene Krupa e Buddy Rich. Aos 15 anos ganhou sua primeira bateria. Seus pais sempre o apoiaram e outra pessoa que sempre o apoiou foi sua mulher, com quem ele tinha se casado com apenas 17 anos.
Nessa época ele já tinha a reputação de ser o baterista mais barulhento da Inglaterra! Bonham usava as baquetas mais pesadas e mais compridas disponíveis, que ele chamava de “árvores”.
Embora não fosse considerado tão solto como Keith Moon, nem tão respeitado pela crítica como Ginger Baker, a sua potência na bateria influenciou praticamente todos os bateras do hard rock e heavy metal. Os seus solos de bateria duravam em torno de meia-hora, e ele usava muitas vezes as mãos!
Robert Plant sugeriu ao Jimmy Page a entrada de Bonham ao Led Zeppelin, onde acabou gravando 9 álbuns com a banda. Bonham tinha uma ansiedade muito alta, não gostava de ficar tão ausente de sua família, por isso o uso de bebidas alcoólicas durante seus ensaios e viagens o deixaram muito mal. Bonham morreu no dia 24 de setembro de 1980 aos 32 anos, depois de ter ingerido cerca de 40 doses de vodka. Na autópsia não foi detectado o uso de drogas, mas sim um asfixiamento por causa do seu próprio vômito. Na opinião de seus fãs, ele é o melhor baterista de todos os tempos, influenciando vários bateras, dos mais aos menos conhecidos e até os dias de hoje, tornando John Bonham um eterno Drum Hero.
Comments