Lugar de Mulher é na Bateria! (...ou onde ela quiser)
- Binho Ornelas
- 8 de mar. de 2023
- 1 min de leitura

As mulheres têm desempenhado um papel importante na música e, mais recentemente, na bateria e percussão. Apesar de terem enfrentado muitos desafios e preconceitos no passado, as mulheres têm lutado para superar essas barreiras e se tornarem artistas renomadas em seus próprios direitos.
Ao longo da história da música, houve muitas mulheres talentosas que deixaram sua marca. Algumas das pioneiras incluem a pianista e compositora francesa Cécile Chaminade, a cantora e ativista americana Nina Simone e a icônica cantora de jazz Billie Holiday. No entanto, quando se trata de bateria e percussão, a história tem sido diferente.
Até recentemente, a bateria e a percussão eram consideradas instrumentos masculinos e, por muitos anos, as mulheres enfrentaram desafios para serem reconhecidas e respeitadas como bateristas e percussionistas. Mas, isso mudou e muitas mulheres talentosas se destacaram no cenário musical.
Hoje, temos artistas femininas notáveis como Sheila E., Cindy Blackman Santana, Terri Lyne Carrington, entre outras, que quebraram barreiras e abriram portas para as mulheres na música. Elas são reconhecidas por sua habilidade e técnica incríveis, bem como por seu estilo único e influência na música.
As mulheres também têm sido uma força importante na cena de percussão mundial, incluindo a percussionista senegalesa Fatoumata Diawara, a percussionista cubana Yissy García e a percussionista japonesa Eriko Daimo, que têm contribuído com seu talento, inovação e estilo para o mundo da percussão.
Em suma, a contribuição das mulheres para a música, especialmente na bateria e na percussão, tem sido significativa e continua a crescer. Elas têm superado obstáculos e preconceitos para deixar sua marca no mundo da música e inspirar outras mulheres a seguir seus sonhos e paixões musicais.
Comments